Na quarta-feira, 13 de março, o Museu Municipal de Visconde de Rio Branco recebeu a visita do Cônsul de Portugal Eurico de Matos, acompanhado por uma comitiva de Belo Horizonte, para um encontro com as Três Bisnetas e uma Tataraneta do português Adriano Telles, fundador da Casa Telles. A visita teve o intuito de homenagear a memória do português, que emigrou para o Brasil, em fins do século XIX e, chegando em terras mineiras, fundou, no ano de 1886, o estabelecimento comercial na cidade de Visconde do Rio Branco.
Inicialmente, recebeu o nome de "Ao preço fixo", logo após, foi nomeada de Casa Telles, que se tornaria um dos mais importantes estabelecimentos comerciais do estado de Minas Gerais. Adriano Telles teve atuação em diversas atividades como na imprensa, na cultura, na política e, principalmente, na abertura comercial tão necessária ao progresso da região.
Conforme a curadora do Museu, Dona Teresinha de Almeida Pinto, o local guarda a memória histórica e gloriosa da antiga Vila de São João Batista. “É um dia muito especial para nós rio-branquenses, por termos o privilégio de saudar os ilustres visitantes que nos honram com a sua presença”, declarou a curadora.
A comitiva que acompanhou as familiares de Adriano Telles foi composta pelo Cônsul de Portugal no Estado de Minas Gerais, Dr. Eurico de Matos, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil, em Minas Gerais, Dr. Carlos Alberto Lopes, o Vice-Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais, Dr. Auro Aparecido Maia Andrade, o Médico Dr. Adriano Ferreira das Neves, e o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Tiago Pinto. Além disso, compareceram os representantes da empresa Pif-Paf Alimentos, Cristiane Costa, Zeza e Victor Bauçois.
Os visitantes foram agraciados por um itinerário especial preparado por Dona Teresinha, iniciado com uma homenagem às familiares do ilustre português. Logo após, todos puderam participar de uma visita guiada ao museu, onde estão preservados objetos artísticos e documentos que rememoram a história da cidade.
Foi preparado um translado até a fazenda Floresta, local em que Adriano Telles realizou seu casamento. E ao final da visita, foi oferecido aos convidados um jantar de confraternização no Restaurante Doce Sabor.
Compareceram ao evento a Professora de História, Jesalva Maria de Amorim Lopes, o Prefeito de Visconde do Rio Branco, Fábio Antonucci, do vice-prefeito, o médico Dr. Miguel Slaib, a Secretária de Cultura, Maria Isabel Crovato, a Secretária de Educação Grace Lucy, a presidente do Rotary, André Tartaglia, a Diretora do Colégio Municipal Gêvania Namorato, os membros da Academia Rio-branquense de Letras, os membros do Elos Clube, o músico e compositor Romero Franco e os familiares de Dona Terezinha.
Informações/imagens: Jesalva M. A. Lopes e Teresinha de Almeida Pinto