grupo criminoso já havia sido parcialmente desmantelado em fase anterior

Na manhã desta segunda-feira, 14 de abril, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em ação conjunta com as Polícias Civil e Militar, deflagrou a segunda fase da Operação Xangai, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira. O trabalho das forças de segurança resultou no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, todos executados na cidade.

Durante a operação, foram apreendidos objetos ilícitos, como uma arma de fogo, entorpecentes e uma quantia em dinheiro proveniente da atividade criminosa. A ação é resultado de um novo procedimento investigatório instaurado após a primeira fase da operação, que já havia levado à prisão do líder do grupo criminoso e de outros dez integrantes.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Juiz de Fora, as provas reunidas até o momento indicam que a quadrilha possuía uma estrutura bem definida e que outros membros vinham se reorganizando para dar continuidade às atividades ilícitas.

A investigação foi conduzida pelo Gaeco em parceria com a Promotoria de Justiça de Matias Barbosa. Já a execução das ações de campo ficou sob responsabilidade de policiais militares da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado e da Companhia Tático Móvel do 27º Batalhão da Polícia Militar.

A eficiência da operação, segundo o MPMG, foi impulsionada pelo fortalecimento da cooperação entre o Ministério Público e as forças policiais, em especial com o apoio da Agência Regional de Inteligência da 4ª Região Integrada de Segurança Pública da PM.

O nome da operação, “Xangai”, remete ao antigo trem que fazia o transporte coletivo entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, simbolizando a ligação entre criminosos das duas cidades, agora alvo de intenso combate por parte das autoridades.

Publicado por alex Gomes da Redação do Notícias Rio Pomba e Região

Informações/imagem: MPMG


COMPARTILHE O LINK DA MATÉRIA

COMENTAR MATÉRIA